Fim de semana gordo para a indústria do cinema dos Estados Unidos. De sexta a domingo foram excelentes 275 milhões de dólares arrecadados nas bilheterias, quebrando o recorde anterior que era de 260,3 milhões (18 de julho de 2008, que teve Batman, Mamma Mia! e Hancock). O feito foi obtido graças a Sherlock Holmes, Avatar e Alvin e os Esquilos 2, que simplesmente emplacaram a primeira, segunda e quarta colocações no ranking de melhores arrecadações da história no dia de Natal (a terceira é de Entrando Numa Fria Maior Ainda, o antigo campeão).

Liderando o ranking, pela segunda semana consecutiva, Avatar não teve queda alguma em arrecadação, provando que o boca a boca continua sendo a maior arma de James Cameron. O filme repetiu sua arrecadação de abertura - 75 milhões - desafiando as estratégias de Hollywood, que há duas décadas aposta na bilheteria do primeiro fim de semana como única medida de sucesso de um filme. Em 10 dias o longa soma 212 milhões nos EUA. Mundialmente, são 615 milhões de dólares.

Parece alto, mas vale lembrar que os 500 milhões de dólares de orçamento estimado mais gastos de marketing e pesquisa e desenvolvimento de tecnologia ainda parecem difíceis de alcançar somente nos cinemas, já que o lucro é dividido entre distribuidores, estúdio e realizadores. É mais provável que o filme termine sua vida nas telonas apenas empatando seu custo - o que já seria um sucesso absurdo considerando o quanto custou. A Fox, porém, deve encher os bolsos com produtos licenciados, mercado de home video e licenciamento para televisão e pay-per-view. Sem falar que agora tem um saudável início de franquia nas mãos - e continuações custarão bem menos que o original (os pesados custos com design de produção e criação da tecnologia 3-D empregada no primeiro agora são sensivelmente diminuídos). Ou seja: espere o inevitável Avatar 2 como o grande gerador de receita que  dará lucros vultuosos à Fox.

Na trama, Pandora, um planeta distante, atrai a ganância de uma empresa mineradora, desejosa do valioso unobtanium. Rico em fauna e flora, o planeta abriga também a cultura nativa Na´Vi, ameaçada pela expansão humana. Nesse cenário, Jake Sully, um fuzileiro naval paraplégico, chega para auxiliar uma equipe de cientistas, controlando a distância seu avatar: um corpo Na´Vi projetado para que ele possa se integrar à cultura local. Mas com os interesses crescentes no planeta e a impaciência militar, Jake terá que escolher o lado que tomará no inevitável conflito.

Na segunda posição, com a melhor abertura da carreira do diretor Guy Ritchie, está a aventura Sherlock Holmes. Só no Dia de Natal foram 25 milhões de dólares gerados. De sexta a domingo o filme fez excelentes 65 milhões. O filme é baseado na inédita HQ de Lionel Wigram intitulada Sherlock Holmes. A visão de Wigram elimina algumas frescuras vitorianas e enfoca mais na ação, inclusive com elementos presentes nos primeiros textos de Arthur Conan Doyle com o personagem, como sua habilidade no boxe e na esgrima. A estreia por aqui será dia 8 de janeiro.

Na terceira colocação, com excelentes 50 milhões de dólares, ficou Alvin e os Esquilos 2. O filme já soma 77 milhões, somando a bilheteria de quinta-feira. Na trama, Alvin e seus irmãos são forçados a deixar os palcos depois que Dave se acidenta e decide mandá-los para a escola. Lá, entram em um concurso musical - mas concorrem com uma atração descoberta por seu antigo empresário: as Esquiletes! O filme estreia aqui em 8 de janeiro.

A comédia Simplesmente Complicado (It's Complicated), também estreante, ficou com a quarta posição com 22 milhões. Filme da roteirista e diretora Nancy Meyers, a produção é estrelada por Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin. Na história, depois de dez anos divorciada de Jake (Baldwin), Jane (Streep) se deixa levar pela festa de formatura de seu filho e volta com Jake, que agora está casado com uma garota muito mais nova. Jane vira a outra, e parece viver uma nova paixão com Jake, mas entra em sua vida Adam (Martin), que se apaixona por Jane. O filme estreia em 26 de fevereiro no Brasil.

Fechando o Top 5, Amor Sem Escalas (Up in the Air) subiu da oitava posição, empurrado pelas indicações ao Globo de Ouro 2010 e pelo falatório de possíveis Oscar no ano que vem. No filme, acompanhamos Ryan Bingham (George Clooney), um Conselheiro de Transições de Carreira - seu trabalho é despedir pessoas. Ryan voa de uma cidade a outra, de um hotel impessoal a outro, aplicando seu talento em diversas empresas - mas como fica sua própria vida? A estreia por aqui em 22 de janeiro.


Confira abaixo o ranking (valores em milhões de dólares):

Pos.
Filme
Bilheteria
25-27/12

Bilheteria
Total

Custo
1
Avatar
$75,00
$212,26
-
2
Sherlock Holmes
$65,38
$65,38
-
3
Alvin e os Esquilos 2
$50,20
$77,05
-
4
Simplesmente Complicado 
$22,11
$22,11
-
5
Amor Sem Escalas
$11,75
$24,51
$25
6
O Lado Cego
$11,73
$184,38
$29
7
A Princesa e o Sapo
$8,68
$63,35
$105
8
Nine
$5,54
$5,92
$80
9
Cadê os Morgans?
$5,00
$15,59
$58
10
Invictus
$4,39
$23,36
$60

[Fonte]

0 Comentários: