O Mininova, um dos maiores sites de torrent do mundo, encerrou suas atividades nesta quinta-feira, dia 26 de novembro. Em comunicado oficial, os usuários foram informados que o site está cumprindo uma determinação judicial da corte de Utrecht, que determinou no dia 26 de agosto, que o site seria obrigado a retirar todos os torrents de arquivos protegidos por direitos autorais no prazo de 3 meses. Hoje era o último dia para o cumprimento da ordem, e assim foi feito.
Visitado mensalmente por 47 milhões de usuários e com mais de 1.3 bilhões de arquivos torrents, o Mininova é o segundo grande site de torrent a perder uma ação judicial. Em outubro desse ano o “The Pirate Bay”, o maior tracker de BitTorrent do mundo, também encerrou suas atividades.

No comunicado oficial, a equipe afirma que testou nos últimos meses um sistema de filtro, para evitar que downloads protegidos fossem upados, mas que é impossível tecnica e operacionalmente implementar um sistema 100% eficaz. A equipe ainda tem esperanças de que o site volte ao ar:
“Ainda estamos considerando ganhar um recurso nesse momento.”
O site continuará no ar comente com conteúdo classificado como “Content Distribution”, programa gratuito em que detentores de direitos autorais inscrevem seus arquivos para distribuição.

Fonte: InsideTechno

0 Comentários: